Neuroarquitetura e qualidade de vida: entenda essa relação
A neuroarquitetura é uma área da neurociência que se relaciona com a arquitetura, para estudar como são as respostas do nosso organismo e da mente em relação ao design dos ambientes. Afinal, é possível que as pessoas reajam positiva ou negativamente a diferentes espaços, mesmo que de maneira inconsciente. Dessa forma, a neuroarquitetura conta com diversos estudos e pesquisas feitos a respeito dos variados aspectos do ambiente, como percepção espacial, temperatura, cores, luzes e outros, além de como ele afeta o cérebro humano. A partir disso, a área busca encontrar formas de criar projetos otimizados, que foquem na saúde e no bem-estar. Para isso, também são usados conhecimentos de psicologia, garantindo uma abordagem holística nos projetos.
Melhora na saúde:
A melhor disposição do projeto e das práticas relacionadas ao design também trazem benefícios na saúde. Nesse ponto, a neuroarquitetura atua de forma a criar espaços que ajudam a reduzir o estresse e trazer mais tranquilidade. Inclusive, a prática é bastante relevante em clínicas e hospitais, por colaborar com a recuperação de pacientes.
Aumento da concentração:
Como os projetos são desenvolvidos considerando como ele pode afetar o cérebro humano, é possível criar ambientes que estimulem a concentração. Isso é especialmente importante em empresas ou nos ambientes da casa destinados ao trabalho e aos estudos. Por exemplo, quem tem filhos, pode aproveitar o conceito para ter espaços que auxiliem no desenvolvimento cognitivo e no escolar. Quem trabalha em home office também se beneficia do conceito em sua vida profissional.
Aposte sabiamente em elementos da natureza, bom conforto acústico e boa ventilação no seu projeto, para isso conte com a Parsa Arquitetura para gerenciar a sua obra e assim obter os resultados esperados.