Informações

3 Dicas para planejar melhor o espaço da sua casa

O projeto de uma casa organizada começa muito antes da obra, ainda na elaboração das plantas arquitetônicas.

Nelas, pequenos detalhes devem ser considerados, pois no final podem fazer uma grande diferença, trazendo economia e conforto.

Dica 1: Posicione os cômodos pensando na incidência solar

Imagine a seguinte situação: o seu escritório fica voltado para o oeste. Consequentemente, receberá luz mais fortemente do meio dia ao anoitecer, período mais quente do dia. Exercer suas atividades neste local, provavelmente causará desconforto.

Pensar em como aproveitar bem a luminosidade natural é um dos principais fatores que determinarão se você terá uma boa qualidade de vida e economia.

No caso do Rio de Janeiro, a face norte fica quente no inverno e fresca no verão. Em contrapartida, os lados leste e oeste, o primeiro costuma receber sol desde o nascer até o meio dia (um cômodo com janelas voltadas para essa região é aquele que costumamos ver nos anúncios de jornal caracterizado como “sol da manhã”); e o segundo (conhecido como “sol da tarde”) costuma ser o mais problemático, pois recebe sol do meio dia até o fim da tarde, justamente o período mais quente do dia.
Por fim, a parte sul costuma receber muito pouca radiação solar ao longo do ano, sendo o lugar mais fresco da edificação.

No Rio, o lado norte é ideal para uma sala de estar, e a parte sul pode ser uma boa opção para a cozinha, por ser um cômodo quente.

A região leste da casa costuma ser mais agradável para a distribuição dos quartos, enquanto que a oeste é geralmente evitada, sendo utilizada para ambientes de menor importância, como áreas de serviço.

Dica 2: Pense na ventilação

Se sentir num lugar abafado é bem desagradável, não mesmo? Podemos afirmar uma boa ventilação é fundamental para a vida não só no Rio se Janeiro, mas no Brasil todo, ainda mais se você for considerar o aumento nos gastos com eletricidade através do ar condicionado.

Você já ouviu falar em ventilação cruzada? Esse tipo de ventilação compreende colocar vãos como portas e janelas em paredes opostas ou adjacentes e na orientação dos ventos locais (ex: norte-sul, leste-oeste). Percebeu como é bom? Se não, basta pensar que assim você coloca os lugares para entrada e saída dos ventos na direção do fluxo deles na região da sua construção.

Dica 3: Não deixe o banheiro em áreas de uso comum.

Um equívoco muito comum cometido na hora de elaborar o layout de uma casa é colocar o banheiro com vista para áreas de uso comum. No momento do planejamento da sua planta baixa, deve-se ter o cuidado para que a porta do banheiro não fique totalmente de frente para as salas, nem a cozinha. O ideal é que ele fique próximo aos quartos, em um corredor, por exemplo, e se for somente um banheiro para toda a casa, que tenha fácil acesso também para as visitas. Assim você garante a privacidade de quem o utiliza e evita desconfortos.

Gostou das dicas desta semana? Inscreva-se na nossa newsletter para receber novas dicas! E se você pensa em realizar uma reforma ou construção, conte conosco! Solicite já o seu orçamento e dê um salto adiante no seu projeto através do WhatsApp: (21) 99996-8272

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Você deseja receber novos conteúdos da Parsa?
Abrir conversa
Precisa de ajuda?